29/11/2012

Cesusc sedia a 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul

“A Educação em Direitos Humanos é, em si mesma, um Direito Humano”, afirma o Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas. O direito de acesso à vida cultural de uma sociedade é, ao mesmo tempo, causa e efeito do processo de amadurecimento dos Direitos Humanos. No entanto, de acordo com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, 90% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema, teatros, museus, ou espaços culturais multiuso. 60% da população nunca assistiu a um filme em uma sala de exibição, 92% nunca foi a um museu.

Trabalhando para reverter este quadro, o Cesusc sediará pela segunda vez consecutiva a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, em Florianópolis. A entrada é franca. Na semana do dia 03 ao dia 08 de dezembro, a instituição vai exibir e discutir filmes nacionais e internacionais com temas relacionados aos Direitos Humanos. Preparado para o evento, o auditório possui um projetor full HD, uma tela de exibição de mais de 7 metros, espaço para 245 pessoas, inclusive cadeirantes, ambiente climatizado, estacionamento gratuito com segurança.

Na terça feira, um filme venezuelano e um colombiano. Na quarta, um argentino, um equatoriano, um chileno, e uma co-produção entre Uruguai, França e México. Na quinta e na sexta-feira, um diretor argentino e uma obra conjunta da Itália e da Bolívia. Entre esses, mais 33 curtas e longas-metragens brasileiros, dando forma a essa multiplicidade de linguagens do cinema.

Alguns diretores muito conhecidos, como o brasileiro Eduardo Coutinho, dividem a seção com alguns novatos que já alcançaram a fama, como a diretora de A Espera, Fernanda Teixeira. Os nacionais Helvécio Ratton e Marcelo Lattiffe podem ser assistidos nos mesmos dias que os internacionais Andrea Ruffini, Cristian Jure e María Fernanda Restrepo. Segundo os organizadores, a diversidade tem que ser a marca do evento.

“O objetivo principal da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos.”, promete a Ministra de Estado-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes.

A Mostra chega a sua sétima edição estando presente nas 27 capitais brasileiras. Desde 2006 ela é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos e produzida pela Cinemateca Brasileira em parceria com o Ministério da Cultura.

Veja também a programação na completa no site www.cinedireitoshumanos.org.br/2012/
Florianópolis 03 a 08 de dezembro de 2012 Auditório CESUSC Rod. SC 401 / Km 10 – Trevo de Santo Antônio de Lisboa.

ENTRADA FRANCA

(Conteúdo extraído de: <http://www.cesusc.edu.br/noticia-view.html?id=1426>.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário