18/11/2012

Memória e Virtualidade - 3a sessão da Mostra Audiovisual Tempo e Forma no Cinema

A terceira sessão da "Mostra Audiovisual Tempo e Forma no Cinema", do Cineclube Müller-Granzotto, apresentará uma seleção de trechos dos seguintes filmes:

Cinema Paradiso (1988) - Giuseppe Tornatore
Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Mais informações no IMDB.

Sonhos (1990) - Akira Kurosawa

São oito segmentos, mas veremos apenas o quarto, "O Túnel": ao entrar em um túnel o capitão de um exército é surpreendido por um cão, que ladra para ele. Atravessa então o túnel em curtos passos. Na saída ouve alguém caminhar e depara com um dos seus soldados morto em combate, que pensa não estar morto. Mais informações no IMDB.


2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968) - Stanley Kubrick
Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes. Mais informações no IMDB.


A SESSÃO

Quando: 22 de novembro, quinta-feira, 19h30

Onde: Instituto Müller-Granzotto (Santa Mônica): Rua Zenon Fernandes, 70

Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário